Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/fbd803238d96f87ad571f764d85ccacd.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/632e606e4593afe02a97dc727f13a6fd.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/f06c89ad4adf481a762a8a1030891d96.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/386f3086e224d5f6b8f3df31eb53c238.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/dac27543ad6502090d4640ee84d73eec.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/1b636e3c50e0f284e72fd0d8c1f29736.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248348/slider/eb4ed8b650225fa535d7d0f8d3cf668c.png
Erkin Oncan: O que o líder sírio Assad disse sobre a construção socialista e o socialismo chinês
09/05/2024 09:10 em News

Republicamos de Strategic Culture - Rússia

Texto de Erkin Oncan: Jornalista Turco 

Publicado aqui 

---

À medida que a guerra de 14 anos na Síria se aproxima do fim, o que resta é uma economia síria tentando se recuperar e grandes massas de pessoas lutando contra a pobreza.

Os conflitos em curso não podem desalojar Baath e o presidente Bashar al-Assad. A Síria se tornou a pedra mais dura da "Primavera Árabe", um projeto para remodelar o Oriente Médio de acordo com os interesses americanos.

A administração e o povo sírios resistem há 14 anos a intervenções militares estrangeiras, especialmente os EUA, e a várias organizações terroristas, especialmente o Estado Islâmico. Todos os ataques encontraram grande resistência do povo e da administração síria.

Embora não seja abertamente aceite pelo Ocidente, todos estão cientes de que a guerra síria terminou e que o Partido Baath concluirá este processo com sucesso.

No entanto, essa destruição de 14 anos no país trouxe vários problemas sérios, especialmente para a economia.

Neste ponto, seria útil prestar atenção ao discurso do Presidente Assad na recente reunião alargada do Comité Central do Partido Socialista Árabe Baath.

No seu discurso no encontro, Assad sublinhou que a ideologia é decisiva e faz inferências importantes sobre o futuro do partido e do país, especialmente da economia.

"O papel dos partidos ideológicos é muito mais importante"

Enfatizando em seu discurso que "em condições globais em que o mundo inteiro está testemunhando guerras culturais e ideológicas, os partidos ideológicos se tornaram muito mais importantes do que antes", Assad disse: "O discurso de que a era das ideologias acabou foi comercializado há 30 anos. A afirmação de que a era dos partidos ideológicos acabou não é verdadeira. Portanto, o papel dos partidos ideológicos, especialmente o Partido Baath na Síria, é muito mais importante do que é hoje".

"Existe um meio termo?"

Não seria exagero dizer que Assad, que disse: "Precisamos determinar o modelo que é adequado para nós em termos de garantir a justiça social", fez várias expansões ideológicas em relação ao objetivo do Partido Baath de construir o socialismo. Em seu discurso, Assad aponta o sistema conhecido no mundo como "socialismo chinês", no qual as relações capitalistas de mercado continuaram a existir durante o período socialista:

"Como se dará a ascensão econômica do Partido Baath? Baseado em ideologia? Com base em regras econômicas? Há compatibilidade ou contradição entre os dois? Ou há meio termo? Podemos lidar e gerir o lado ideológico dentro do mesmo quadro das regras da economia e, simultaneamente, voltar a ele. Qual é a possibilidade de uma economia que pode carregar regras ideológicas, mas não se esgota nesse meio tempo?"

Manter a abordagem socialista

Também falando sobre o equilíbrio que precisa ser estabelecido entre economia e princípios sociais, Assad disse: Se usarmos apenas a palavra "mercado", isso significa que nos transformamos em uma economia de mercado brutal. "A palavra social é o que protege a abordagem socialista e, enquanto isso, protege a concorrência no mercado", disse.

O socialismo e a economia de mercado podem coexistir?

Neste ponto, Assad se refere a um exemplo da China. O líder sírio aponta para o período de Reforma e Abertura durante o período Deng Xiaoping, que foi declarado em dezembro de 1978 e mais tarde ficou conhecido como a "Teoria Deng Xiaoping":

"Há quem diga que socialismo e mercado não podem andar juntos. Isso não é verdade porque o modelo chinês é aberto ao mundo inteiro. A China avançou para uma economia de mercado em 1978 e tem sido um país comunista e socialista centralizado desde então. Por outro lado, a situação sublime aqui é que o partido esteve ao lado dos trabalhadores desde o início."

"O Estado governado pelo Baath é o Estado de todo o povo"

Em termos de construção do socialismo e metas de desenvolvimento econômico na Síria, Assad toma como exemplo as campanhas de combate à pobreza da China. Além disso, o líder sírio diz o seguinte:

"É claro que, por definição, os pobres também são da classe trabalhadora, mas são muito mais pobres do que outras pessoas. Portanto, devemos considerar os pobres primeiro?

Primeiro, discuto os pobres, que é o maior segmento. É natural que o partido fique do lado do segmento mais afetado pelas crises econômicas.

Um Estado governado pelo Partido Baath é um para todas as pessoas. Então, qual poderia ser o programa ou abordagem que o Partido Baath poderia adotar que expressasse os interesses comuns entre diferentes segmentos em vez de uma contradição em que um segmento pode ganhar em detrimento do outro?"

 

---

   Licença: Uso Sem Fins Lucrativos, com citação e link

Republishing is welcomed with reference to Strategic Culture online journal www.strategic-culture.su.

    Imagem de Un-Perfekt em Pixabay 

    Tradução Via Mate 

---

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!